RESUMO
O presente trabalho
visa destacar a importância do trabalho pedagógico com o uso da Literatura
Infantil nas Instituições de Educação Infantil. Tem como objetivo principal
identificar quais são as práticas pedagógicas realizadas com a Literatura
Infantil com crianças de zero a três anos de idade em uma instituição de
Educação Infantil do município de Campinas e qual a perspectiva do professor ao
realizar essa prática. A metodologia a ser utilizada no desenvolvimento do
processo investigativo é a pesquisa qualitativa, na modalidade pesquisa
participante, tendo como instrumentos de pesquisa a observação direta em três
ou quatro agrupamentos de crianças de zero a três anos de idade e a entrevista
com os professores de cada um desses agrupamentos. O referencial teórico a ser
abordado acerca da Literatura Infantil busca fundamentar-se nos pressupostos de
Abramovich (2009), Zilberman (2003), Coelho (2000)
e Meireles (1984) que trazem um pouco dos seus estudos sobre a história da
Literatura Infantil e de como hoje ela (a Literatura Infantil) pode contribuir
para a formação de leitores críticos e reflexivos. Autores como Arce e Martins
(2010), dentre outros, também contribuirão para subsidiar este trabalho
colaborando no que tange à compreensão um pouco mais aprofundada sobre o
universo da criança pequena na Educação Infantil e quais as possibilidades de
realizar um trabalho pedagógico que seja significativo para as crianças dessas
instituições.
Palavras-chave: Literatura Infantil; Educação Infantil de 0 a 3 anos;
Práticas Pedagógicas
Nenhum comentário:
Postar um comentário